quarta-feira, 11 de julho de 2012

Korpiklaani e Enthring – 09-06-2012 – São Paulo – SP (Clash Club)

Texto e fotos por Juliana Lorencini

O Korpiklaani voltou! Considerada um dos nomes mais influentes do Folk Metal, a banda finlandesa se apresentou no Brasil no último dia 09/06, na Clash Club. A abertura ficou por conta Enthring, também vindos da Finlândia, além da apresentação do grupo Ordo Draconis Belli.

O Ordo Draconis Belli já se tornando figurinha carimbada, pelo menos para os fãs de folk metal, que mais uma vez assistiram a sua apresentação na Clash Club, devidamente trajados o grupo fez sua primeira performace no começo da noite, quando o público ainda era pequeno. E voltaria a cena, um pocuo mais tarde, entre as apresentações do Ethring e Korpiklaani, desta vez “travando” uma batalha na pista da Clash. Vale lembrar que o Ordo Draconis Belli se apresentou recentemente na abertura do Arkona, banda russa que tocou em São Paulo, no mês de maio.

Sem grandes atrasos o Enthring subiu ao palco, também finlandeses, a banda de death metal, formada por integrantes bem jovens parece ter agradado ao público. Apesar de demonstrarem um pouco imaturidade/insegurança no palco, o que é normal para uma banda no início da sua carreira, o som o Enthring agradou, e foi bem correspondido, os fãs do Korpiklaani já presentes, não só agitaram como interagiram bem como a banda, até mesmo quando seus integrantes conversavam com o público.


Depois de uma curta espera, chega a vez do Korpiklaani das as caras na Clash Club. O público já estava mais do que eufórico a espera da banda, que não perdeu muito tempo, e abriu seu show com “Hunting Song”.

Mais do que carismáticos, os finlandeses do Korpiklaani definitivamente sabem como festejar no palco, que em determinado momento ficou pequeno para o grupo formado por Jonne (vocal/guitarra), Cane (guitarra), Jarkko (baixo), Matson (bateria), Juho Kauppinen (acordeom) e Tuomas Hittavainen (violino).
Apesar de mesclar suas canções entre o inglês e o finlandês, a banda se prepara para lançar “Manala“ nas duas versões, essa é a primeira vez que isso acontece, a dúvida agora será qual delas o Korpiklaani apresentará em seus shows. Por agora, as clássicas ainda fazem sucesso, “Vodka”, “Tequeila” e “Beer Beer” são um belo exemplo disso.


Mais do que isso, um exemplo prático! O vocalista  Jonne,  que bebeu e fumou durante todo o show, seguiu a risca suas músicas, e não só bebeu muito como demonstrou estar bebado grande parte do show, o que também não foi um problema, já que o vocalista não só divertiu a si mesmo, como também seu público.
Jonne certa hora se jogou no público e foi quase engolido pelo mesmo, além de dar seu cigarro para um fã e custir a cerveja que bebia em alguns dos fãs mais próximos.

Porém não só de vodka e cerveja vive o Korpiklaani, com músicos muito talentosos, meu destaque fica para o violinista Tuomas Rounakari, recentemente adicionado a banda, Tuomas já possui seu número próprio, onde mostra não só suas qualidade enquanto músico, mas também suas habilidades de show man. Bem adaptado, Tuomas prende a atenção de todos por um longo tempo e arranca palmas e gritos eufóricos da platéia.


O show ainda contou o cover de “Iron Fist” do Motörhead. Porém foi com “Tuoppi Oltta” e “Il Lea Voibmi” que o Korpiklaani encerrou a noite. Para os fãs de Folk Metal, está foi uma verdadeira festa, em seu sentido literal, o show foi sem dúvidas uma diversão garantida para todos que ali estavam presentes, e deixou claro por o Korpiklaani é uma das bandas mais aclamadas do gênero, porém daí a julgar que seja a maior ou mais expressiva, já é uma outra história.


Setlist Enthring
The Grim Tales of the Elder
I, the Exiled
Rend me Asunder
Maelstrom
The Vengeance Orchestra
Realm of the Forsaken
The Last Heartbeat of an Era
Silent Chanter
Citadel

Setlist Korpiklaani
Hunting Song
Journey Man
Cottages & Saunas
Juodaan Viinaa
Lonkkaluut
Kipumylly
Metsälle
Vaarinpolkka
Vodka
Wooden Pints
Iron Fist (Motorhead cover)
Happy Little Boozer
Tequila
Beer Beer

Encore
Pellonpekko
Tuoppi Oltta
Il Lea Voibmi

Confira o álbum de fotos das apresentações do Korpliklaani e Enthring em São Paulo:
 http://metalrevolution.net/blog/2012/06/10/korpiklaani-e-enthring-09-06-2012-sao-paulo-sp-clash-club/

Resenha e fotos publicadas no site do Metal Revolution disponível em: http://metalrevolution.net/blog/2012/06/10/korpiklaani-e-enthring-09-06-2012-sao-paulo-sp-clash-club/

Nenhum comentário:

Postar um comentário