terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Ragnarok: “nosso trabalho é tocar nossos instrumentos com sentimento e precisão”

Por Rodrigo Gonçalves com colaboração de Juliana Lorencini. Fotos cedidas pela banda e por Juliana Lorencini.





A banda norueguesa RAGNAROK, atualmente formada por Jontho (bateria), Hans Fyrst (vocal), Bolvek (guitarra) e DezeptiCunt (baixo), acaba de lançar o disco “Malediction”, seu sétimo trabalho de estúdio (a resenha pode ser lida aqui).

Aproveitando o ensejo, a equipe do ROCKS OFF bateu um papo via email com o baixista do grupo, DezeptiCunt. Na conversa o músico falou sobre suas lembranças do Brasil, a sensação de tocar ao lado de grandes ídolos, o estado da indústria musical e, é claro, sobre o novo disco.



DezeptiCunt por Juliana Lorencini.
Rocks Off – No ano passado vocês fizeram uma grande turnê no Brasil, visitaram várias cidades e ainda tiveram a honra de tocar ao lado do Morbid Angel nos dois últimos shows. Você tem alguma lembrança daqueles shows?
DezeptiCunt – Em primeiro lugar, nós amamos excursionar pelo Brasil e tocar para os nossos fãs que são alguns dos mais dedicados, por isso sempre acabamos com vontade de voltar. Mesmo tendo dividido o palco com uma grande banda que nem o Morbid Angel, ainda assim tivemos muitos fãs na platéia.
Rocks Off – Falando naqueles shows com o Morbid Angel, qual é a sensação de dividir o palco com bandas que você cresceu escutando?
DezeptiCunt – Pessoalmente, foi uma grande honra tocar ao lado dos titãs do death metal, pois eles têm sido uma fonte de inspiração desde a minha juventude. Ocasionalmente escuto seus trabalhos mais antigos e devo admitir que tive de colocar Morbid Angel pra rolar enquanto respondia essa entrevista.
Rocks Off – Não sei se você sabe disso, mas no ultimo mês de Abril aconteceu um festival aqui no Brasil que foi cancelado por causa da ganância dos promotores que não pagaram as bandas, fornecedores e o pessoal que trabalhou no festival, o que acabou causando vários problemas para todos os envolvidos e também para os fãs. Do ponto de vista da banda, que tipo de precauções vocês tomam antes de concordar em fazer um show num festival ou trabalhar com um produtor que vocês ainda não conhecem?
DezeptiCunt – Na verdade, fiquei sabendo disso, mas não posso dizer que fiquei surpreso. Música pode ser um grande negócio para os promotores, alguns querem ter as bandas de graça ou pagando quantias irrisórias. A maioria das pessoas não reconhece os sacrifícios que uma banda tem para conseguir fazer música, quanto esforço e dinheiro são exigidos. Eles acham que a música deve ser de graça, como se fosse algo de direito de todos.
Sempre que recebemos uma oferta de um promotor com o qual nunca trabalhos, fazemos uma investigação. Que tipo shows ele já produziu, quais tipos de bandas e etc. Se não conseguimos achar alguma informação, temos que confiar no contrato e procurar amigos que tenham informações sobre aquele produtor.
Rocks Off – Após a sua última gravadora ter entrado em processo de falência, vocês se viram sem uma gravadora, o que acabou causando um atraso nas gravações do novo álbum. Em Maio, após meses de procura vocês finalmente assinaram com a gravadora polonesa, Agonia Records. O que os fez aceitar a oferta deles?
DezeptiCunt – Após recebermos várias ofertas nós tivemos de começar a negociar um contrato e ver o que seria melhor para o futuro da banda. A gravadora Agonia trabalhou duro para que fizéssemos parte do time dela mostrando bastante vontade e entusiasmo, o que é algo bastante importante para nós. Atualmente, fazer parte de um selo que tenha um interesse genuíno na banda é a coisa mais importante e a cooperação tem sido excelente.

Formação atual da banda. Da esquerda para a direita: Jontho (bateria), Hans Fyrst (vocal), Bolvek (guitarra) e DezeptiCunt (baixo).
Rocks Off – Aproveitando que o assunto é bandas, gravadoras, selos e etc., aqui vai uma pergunta que sempre gosto de fazer para as bandas. É de domínio público que a invenção da MP3 arruinou a indústria, mas eu sempre achei que essa não foi à única razão. Por exemplo, é muito difícil para eu, enquanto fã de música for a do mainstream, conseguir encontrar CDs, DVDs e coisas do tipo disponíveis para compra. Quando as acho, os preços são simplesmente exorbitantes. Isso é algo que preocupa vocês enquanto banda? Digo, tentar descobrir como fazer a sua música ser disponibilizada por um preço justo para os fãs de diferentes partes do mundo?
DezeptiCunt – Essa discussão toda sobre mídias digitais e MP3 é velha e todos sabemos que é um fato que foi ela que arruinou a parte da indústria que diz respeito ao heavy metal. As novas gerações não querem mais saber de cópias físicas e da qualidade do som dos álbuns, especialmente nos dias de hoje, em que a tecnologia disponível é boa e se consegue fazer excelentes “rips” de CDs.
Sobre fazer a música ser para os fãs de diferentes partes do mundo, é difícil conseguir cobrir os custos de gravação, impressão, frete, distribuição e marketing, especialmente com os preços na Noruega e na Europa em geral. Por um outro lado, a banda quer ter algum tipo de compensação por ter gasto bastante tempo, energia e dinheiro necessários para criar música ou mesmo conseguir pagar pelo equipamento necessário para fazer isso. E é claro que o selo que pagou pela gravação e pelo lançamento quer ter o seu lucro, o que acaba deixando a banda com uma fatia muito pequena dessa equação.
Em algumas partes do mundo, os fãs ganham menos dinheiro, o que força a banda a vender mercadorias e CDs por um preço mais baixo, o que resulta em perdas. É difícil para as bandas conseguirem fazer algo com relação a essa situação.
Rocks Off – Dessa vez eu acompanhei pela internet o processo de gravação do novo album e devo dizer que vocês fizeram tudo bem rápido. Existe alguma razão particular para isso ter acontecido ou a banda já entrou em estúdio com tudo pronto, restando apenas gravar?
DezeptiCunt – Toda as musicas e letras foram criadas antes de entrarmos em estúdio, o que resultou num processo mais rápido. Os ensaios contribuíram para o pouco tempo que precisamos para gravar tudo, ter a parte técnica e o feeling sobre os vocais e as letras resolvidos antes foi crucial.
Rocks Off – DezeptiCunt, em uma entrevista recente para o site brasileiro MetalRevolution.net, você declarou que o termo “old school”, hoje em dia, não se aplica mais ao black metal. Por favor, você poderia elaborar um pouco mais os seus pensamentos sobre essa questão?
DezeptiCunt – O que eu quis dizer é que é quase impossível fazer o que chama de “old school black metal”, sem soar datado. Existem bandas tentando recriar aquele sentimento usando som e produção ruim. Tudo o que essas bandas conseguem de mim são as minhas risadas ou o som do meu dedo atingindo o botão de “parar” no meu aparelho de som.
No entanto, tenho grande respeito por bandas que estão tentando criar algo só delas, talvez algo até novo, ainda que seja raro nesse gênero do black metal. Portanto, por favor, sinta-se a vontade para criar o seu próprio som, mas não tente recriar ou copiar algo que já foi feito.
Rocks Off – Ainda sobre essa obsessão em soar como uma banda old school hoje em dia, muitas bandas estão tentando tanto soar como os seus ídolos e predecessores que está ficando difícil diferenciar uma das outras. Como um músico, você acha que ignorer toda a tecnologia que está disponível para facilitar a vida dos músicos é uma decisão inteligente?
DezeptiCunt – Ensaie bastante e se torne um bom músico, não faça parte da geração “copiar e colar”, mesmo que seja difícil criar o seu próprio som. Seja verdadeiro consigo mesmo, o resultado, definitivamente, será melhor. A sensação de dominar o seu instrumento também é muito legal, ser orgulhoso daquilo que você conseguiu atingir.
Mas isso não significa que você deve virar as costas para a tecnologia, pois de várias maneiras ela é uma ferramenta poderosa. Ao invés de lançar algo que será uma merda completa, faça uma pré-produção usando técnicas modernas de gravação e aprenda com os seus erros. Entretanto, não se contente com o que todos estão usando em termos de equipamentos musicais, crie o seu próprio som!
Rocks Off –  Quando escutei as músicas do single, devo dizer que fiquei impressionado com a produção e o som, eu podia ouvir claramente todos os instrumentos. E quando escutei a versão final de “Malediction”, minhas impressões se confirmaram. Isso foi algo que a banda buscou quando começou a gravar o novo álbum ou simplesmente aconteceu?
DezeptiCunt – Nós sempre temos algum tipo de visão sobre como queremos que o nosso álbum soe. Obviamente queremos ter uma produção limpa, que permita que todos os instrumentos sejam ouvidos com clareza. Para isso nós colaboramos com o produtor, experimentamos diferentes sons e combinações com o baixo e guitarra antes de concordamos com o que será o resultado final. O processo de mixagem e masterização fazem uma diferença enorme, mas nós deixamos os profissionais cuidarem dessa parte. Nosso trabalho é tocar os nossos instrumentos com sentimento e precisão.

Formação atual da banda. Da esquerda para a direita: Jontho (bateria), Hans Fyrst (vocal), Bolvek (guitarra) e DezeptiCunt (baixo).
Rocks Off – Como foi trabalhar novamente com o produtor Magnus “Devo” Andersson e no estúdio Endarker?
DezeptiCunt – Como nós conhecemos Devo em um nível pessoal ele sabe exatamente o que queremos e o que esperamos dele. Devo é um dos melhores profissionais disponíveis, o que fez a decisão sobre qual estúdio deveríamos usar para essa gravação ser algo fácil. Sempre que ele acha que devemos tentar algo, nós paramos e testamos idéias. A banda decide mantê-las ou seguir em frente sem mudar nada, fazendo com que a cooperação seja muito boa.
Rocks Off – Falando sobre “Malediction”, achei que ele é um álbum muito forte e tem elementos nele que irão agradar a todos os tipos de fãs. Têm músicas mais rápidas, outras mais elaboradas, partes bastante intrincadas. Sei que o álbum foi lançado há menos de um mês, mas quais têm sido as reações e comentários que vocês têm recebido dos fãs?
DezeptiCunt – Os fãs realmente estão empolgados, os reviews tem sido excelentes, a plateia ao vivo tem ido a loucura nos moshpits, o que mais se pode pedir!
Rocks Off – Muito obrigado pela entrevista. O espaço agora é seu para deixar um recado para os fãs brasileiros do Ragnarok e para os leitores do ROCKS OFF.
DezeptiCunt  – Como eu disse no começo da entrevista, os fãs brasileiros estão entre os mais dedicados do mundo. Isso faz com que o Brasil seja um dos nossos países preferidos de visitar. Obrigado pelo apoio, os vejo em 2013!
Formação atual
Jontho – bateria
Hans Fyrst – vocal
DezeptiCun – baixo
Bolvek – guitarra
——————————————
English version of the interview 
By Rodrigo Gonçalves and Juliana Lorencini
Rocksoff – Last year you guys did a big tour here inBrazil, visiting a lot of cities and got to play with Morbid Angel on the last two shows. Do you have any memories of those shows?
DezeptiCunt: First of all we love touringBrazil playing for our fans, they are amongst the most dedicated in the world and that makes us hungry for more. Even sharing the stage with a great band like Morbid Angel we had our fair share of fans in the audience.
Rocks Off - Speaking of the shows with Morbid Angel, how does it feel to share the stage with bands that you grown up listening to?
DezeptiCunt: Personally it was a true honour to play with the deathmetal titans, as they have been a big source of inspiration since my youth. I occationally listen to their old albums, I have to admit I had to put on Morbid Angel while answering this interview.
Rocks Off – I don’t know if you were aware of this, but last April that were a festival here in Brazil that got canceled because of greedy promoters who never paid the bands, suppliers e the people working on the festival causing a lot of problems everyone involved and the fans. From the band’s point of view, what kind of precautions do you guys take before agreeing to do a show on a new festival or work with that a promoter that you don’t have any previous knowledge?
DezeptiCunt: I actually heard about this but I wasn’t chocked. Music can be a big business for promoters, some wants to have the bands for free or paying them next to nothing. Most people don’t recognize what it takes for a band to make music, how much effort and money it really takes. They think music should be for free, as if it was owned by everyone.
Whenever we get an offer from a promoter which we have no experience with, we have to do a background check. What kind of shows did they have previously, what kind of bands etc. If we can`t find out anything we have to rely on the contract and listen to what our contacts might have to say about the promoter.
Rocks Off – After your last label went through a bankruptcy, you find yourselves without a label, which caused a delay on the recording of the new album. Last May, after months looking you guys finally agreed to be a part of the polish label Agonia Records. What made you decide to accept their offer?
DezeptiCunt: After having several offers we had to start negotiation our contract and see what would be best for the bands future. Agonia worked hard to get us into their label showing great enthusiasm and will, which was a very important issue for us. Having a label with a genuine interest in the band is the most important thing these days and the cooperation is working great!
Rocks Off – While we are on the subject of recording companies, labels etc, something that I always like to ask bands. It’s public knowledge that the whole Mp3 thing is ruining the industry, but I always thought that is not the only reason. For example, it is very hard for me, as a fan of none mainstreaming music, to find CDs, DVDs and such available for purchase in here in Brazil. Whenever I find the prices are simply ridiculous. This is something that worries you as a band? I mean, trying to figure out how to make your music affordable for fans from different parts of the world?
DezeptiCunt: The whole discussion about digital medias such as mp3`s is definatly old and we all know this for a fact, it ruined the industry part of metal music. The young generations doesn`t care much for physical copies of the albums and the quality of the sound, specially not now that the technology is far better these days making good “rips” from the CD`s.
About making music affordable for the whole world, it is difficult to cover all the costs of recording, printing, shipping, distribution and promotion, specially with the prices in Norway and Europe in general. On top of that, the band wants to have some kind of income from spending lots of time, energy and money on making the music and even paying for the equipment needed. Ofcourse the label that paid for the recording and the release wants to have their expenses covered too, often leaving the band with little or no money.
Some parts of the world make less money thus forcing a touring band to sell merch and CD`s with loss. I guess it is hard for the bands to do anything about this situation.
Rocks Off – This year I followed the recording process of the new album over the internet and I got to say that you guys were very quick. Is there any particular reason for that or the band just went into the studio with most of the work already done in terms of lyrics, ideas for music e etc?
 DezeptiCunt: All the music and lyrics were done before entering the studio, making it faster and more easy to get it all done in the right time. Rehearsing contributed to the short amount of time we used indeed, having the technical part of the playing ready and also having the feeling around the vocals and lyrics all set.
Rocks Off – DezeptiCunt, in a recent interview for the Brazilian website MetalRevolution.net, you stated that the term “old school” doesn’t apply to Black Metal anymore (nowadays). Could you elaborate a little more your thoughts on that matter, please?
DezeptiCunt: What I ment is that it is almost impossible to make so-called old school black metal without having it sound like something that was already made. Bands are trying to recreate the feeling using “poor” sound and bad production. All the band is left with is a laughter from my side, or the sound of my finger on the stop button.
However I have great respect for the bands trying to create something for themselves, maybe even something new which is rare within the genre of black metal. So by all means, please feel free to create your own sound, but don`t try to re-create or copy something that was already done.
Rocks Off – Speaking of this obsession with sounding old school, this day and age, many bands are trying so hard to sound like their idols and predecessors that it is very hard to differentiate one from the other. As a musician, do you think that turning your back on all the things there available to make musicians life easier is a smart decision?
DezeptiCunt: Rehearse a lot and become a good musician, don`t become part of the “Cut and Paste” generation even if it is hard to make it sound good. Be true to yourself, the result will definatly be better. The feeling of mastering your instrument is also great, make yourself proud of what you have achieved.
But this doesn`t mean you should turn your back on technology, it is a very useful tool in so many ways. Instead of releasing something that might sound like crap, make a pre-prod using modern recording methods and learn from your mistakes. However don`t settle with what everybody else is using regarding musical equipment, make your own sound!
Rocks Off – When I first heard the songs the new single, I got say that it blew my mind in terms of production and sound, I could hear all the instruments quite clearly. When I reard the final version of “Malediction”, my first impressions were confirmed. Is that something that band wanted when started to record the new album or came naturally?
DezeptiCunt: We always have some kind of vision of how we want our album to sound. Obviously we want to have a clear production to make all the instruments to be heard. However we cooperate with the producer while recording, trying different sounds and combinations with the guitar and bass before settling with what turns out to be the final result. The process of mixing and mastering makes a huge difference, but we let the professionals deal with that, our job is to play our instruments with soul and precision.
Rocks Off – How was it for the band to work with Magnus “Devo” Andersson and at the Endarker Studios again?
DezeptiCunt: As we know Devo on a personal level he knows exactly what we want and we know what to expect from him. Devo is highly regarded as a professional, making the decision for what studio to use for this recording very easy. Whenever he feels we should try something out, we stop and try his ideas. The band decides whether to keep it or move on without changing anything, making the cooperation very good.
Rocks Off – Speaking of “Malediction”, I thought that it is a very strong album. There are a lot of elements to make all types of fans happy. There are faster songs, more elaborated ones, really intricate parts.  I know that the album is out for less than a month, but what kind of feedback are you getting from the fans?
DezeptiCunt: The fans are thrilled indeed, the reviews are great, the live audience is bouncing all over the place in the moshpit, what more can you ask!
Rocks Off – Thank you for the interview. The space is now yours to leave a message for the Brazilian fans and the readers of ROCKS OFF.
DezeptiCunt: Like I said, the Brazilian fans are amongst the most dedicated in the world. That makes Brazil one of our favorite countries to play! Thanks for the support, see you out there in 2013, hails!
Ragnarok is
Jontho – drums
Hans Fyrst – vocals
DezeptiCun – bass
Bolvek – guitar

Nenhum comentário:

Postar um comentário